Notícias

Durigan na China: reunião com Dilma e finanças verdes

Por Jornal de Barcelos · · 1 min de leitura
Durigan na China: reunião com Dilma e finanças verdes
Foto: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, participou nesta quarta-feira, 24, da abertura do Fórum de Finanças Verdes Brasil-China em Xangai. No evento, ele também discursou no lançamento da cooperação para conectividade dos mercados de capitais entre os dois países.

Após o fórum, Durigan fez uma visita institucional ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). Lá, ele se reuniu com a ex-presidente Dilma Rousseff, que chefia a instituição financeira de fomento.

A viagem de Durigan à China tem o objetivo de avançar nas negociações do Plano de Bonds do Tesouro Nacional. Outro propósito é divulgar os leilões do Eco Invest.

A ideia do governo foi utilizar a visita bilateral de Durigan ao país asiático para maximizar a efetividade de viagens que já aconteceriam das equipes do Eco Invest e do Tesouro Nacional. Isso inclui a equipe que negocia o plano de bonds.

O governo brasileiro trabalha com a possibilidade de fazer novas emissões de títulos na Ásia, incluindo a China. A medida é uma continuidade da estratégia de diversificar suas captações fora do dólar.

O próprio ministro da Fazenda afirmou na Câmara dos Deputados que o plano é aproveitar a construção de relações com países asiáticos para acessar esses mercados. Ele citou China, Japão, Vietnã e Índia.

"Estamos prevendo fazer emissão de título na China, na Ásia também, aproveitando a boa relação com o Japão, Vietnã, China, Índia, que temos construído", disse Durigan.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X
Leia também